10 DICAS PARA MELHORAR SEU CROSSFIT

1 – Nutrição

O CrossFit é um programa de condicionamento físico que tem estado em constante desenvolvimento desde 1974. Inicialmente e, por um bom tempo, Greg Glassman (Fundador do CrossFit)  percebia que faltava uma “peça” importante para tornar esse programa de condicionamento físico mais sólido e consistente na produção de resultados, foi então que passou a considerar a “nutrição” como base da pirâmide conceitual do CrossFit estabelecendo a “Zone Diet do Dr. Barry Sears” a dieta vinculada ao programa.

A alimentação apropriada e balanceada a rotina de treinos permite não somente performance no momento dos “workouts” mas também uma ótima recuperação pós treino e a garantia de bons indicativos de saúde.

 

Procurar um nutricionista esportivo e estabelecer um plano de dieta é um dica fundamental de melhora de desempenho.

 

2 – Priorize A Técnica

O CrossFit faz uso de várias habilidades esportivas como ferramenta para aprimorar seu condicionamento físico. A primeira necessidade vem de ter uma boa mecânica, buscar uma boa execução não importa o tempo que se faça necessário pra isso. Movimentar-se de forma adequada e correta não apenas garante uma rotina longe de lesões como possibilita estar em constante desenvolvimento por se tornar possível aumentar a carga com segurança quando essa dica é atendida.

 

Tenha paciência.

Seja consciente para diminuir a carga algumas vezes.

Estude essas habilidades com análise de vídeo e olhando outros praticantes fazendo.

 

3 – Treine atendendo às exigências do Workout (time cap)

Cada tarefa do dia tem seu propósito básico.

É por isso que existem os tempos limites de cada uma delas, essas faixas de tempo são zonas metabólicas e uma vez que executadas dentro da coerência de sua montagem vão compor o desenvolvimento da sua aptidão física. Muitos alunos ficam preocupados em realizar suas tarefas com a carga prescrita do quadro e/ou com a habilidade exigida, muitas vezes evitando a adaptação de carga e exercício. Essa “relutância” na maioria das vezes tira você da faixa metabólica do “WOD” e desacelera seu desenvolvimento.

4 – Seja comprometido com todas etapas da aula

Praticantes mais antigos tendem a colocar mais atenção e energia somente no momento do WOD perdendo todas as etapas anteriores da sessão de treinamento. A estrutura de uma aula é parte do seu plano de desenvolvimento, aquecer apropriadamente, mobilizar articulações e, principalmente fazer educativos são passos fundamentais para se manter em constante evolução.

É importante estar atento, concentrado e conectado a sessão de treinamento desde os primeiros minutos.

 

5 – Atenção aos Pontos de Performance dos exercícios

Os exercícios tem inúmeros pontos de performance, são exigências técnicas para manter segurança e uma boa execução. Toda explicação técnica passa por esses detalhes é extremamente importante estar atento a eles e colocar toda a sua energia e concentração no momento da execução.

 

6 – Domine prioritariamente os movimentos básicos

A maioria dos praticantes de CrossFit ficam deslumbrados com as habilidades mais complexas como alguns movimentos ginásticos e de levantamento de peso. É  evidentemente que, conseguir realizá-las,  é de fato um grande feito e causa muita satisfação mas toda construção precisa de uma boa fundação e no nosso treinamento é dominar a execução e obter força nos movimentos mais básicos, eles serão a estrutura para fazer habilidades mais complexas com segurança e qualidade na execução.

 

7 – Seja assíduo e continuo

A maior dificuldade é manter a rotina por longos períodos. Manter-se constante nos bons e velhos hábitos por um longo período.

CONTINUIDADE é um dos princípios do treinamento desportivo.

 

8 – Tenha conversas com seu Treinador e siga prioritariamente sua lógica

Seu desenvolvimento depende muita das conversas com seu treinador, mesmo porque o treinador precisa desses “feedbacks” pra fazer ajustes ao seu treinamento. Apesar de termos disponíveis com facilidade tantas informações sobre treinamento é mais relevante obte-las da fonte de onde você treina. Entender a finalidade do trabalho de seu treinador ajuda a ajustar seu comportamento de acordo com esses princípios. Existe uma lógica e coerência para cada ação em seu treinamento.

 

9 – Pense coletivamente

Se tentarmos usar uma “fórmula” para definir o CrossFit conceitualmente encontramos:

CrossFit = Constantemente Variado X Movimentos Funcionais X Alta Intensidade + Atmosfera de Comunidade

É extremamente relevante nessa equação os aspecto coletivo, treinar em grupo e agir em equipe. Esse é em definitivo o aspecto que torna o CrossFit tão especial e transformador.

Fica claro que pra se tornar melhor é fundamental que seus parceiros de treino melhorem também!

Faça as aulas regulares e rasguem por favor suas planilhas!!!!

 

10 – Divirta-se

Para se manter longínquo em seu treinamento é preciso ter prazer, ser divertido e “leve” no ambiente. Estabelecer uma relação de alegria com a atividade garante a permanência a longo prazo na prática.

Procure lembrar os motivos que te levaram pra sala de aula. Preserve eles!!!!

ABOUT THE AUTHOR

Teco Martins