Constantemente Variado (mas tem rotina)

Uma definição conceitual sobre CrossFit muitas vezes começa usando 3 pilares de sua base metodológica, são eles:

– Constantemente  Variado

– Movimentos Funcionais

– Alta Intensidade 


Ser “constantemente variado” é fundamental para evitar os efeitos de acomodação que podem acontecer com nosso corpo quando não existe qualquer variação de rotina no programa de treinamento.  É por esse motivo que existe o “wod” (tarefa do dia) e não uma ficha de treino que se extende por 3 meses ou mais, repetindo sempre o mesmo treino/método/exercício. Isso tem sido comum em “Centros de Fitness” tradicionais aonde toda segunda-feira é a mesma, com os mesmos exercícios e métodos. 

Ser “variado” proporciona te manter constantemente fora da zona de conforto e aumenta o que consideramos um “estado de prontidão” da suas aptidões físicas para qualquer desafio repentino.

Apesar de defendermos e acreditarmos nesse pilar como base fundamental da construção do nosso condicionamento físico, não tratamos o treinamento como uma rotina aleatória de tarefas, nossos treinos e programação semanal obedecem uma coerência baseada no volume de repetições , em zonas de treinamento determinadas por faixas de tempo e no aprimoramento de funções físicas e habilidades diversas. 

Portanto, apesar das nossas segundas-feiras não serem sempre as mesmas, existem sim uma “rotina” de exercícios de base ao longo da semana com finalidade de entregar um desenvolvimento sólido e seguro.

Sendo assim, “nossa rotina” é treinar.

Coach Teco Martins.


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Teco Martins