Overhead Squat

BY 28 setembro 2016

Overhead Squat 
O “Overhead Squat” (Agachamento de Arranco) é o movimento mais complexo das 4 variações de agachamentos presentes em nosso programa de condicionamento físico.
Para uma boa execução não é necessário apenas força nos membros inferiores, é preciso também mobilidade nos ombros e uma excelente manutenção da postura.
Ao iniciar o movimento aplique uma força constante como se quisesse direcionar a barra para o alto, o ombros ativos estabilizam a barra permitindo agachar com o tronco estável e uma boa relação entre quadril, joelhos e pés.
Apesar dessa variável ser com a barra acima da cabeça (Overhead Squat), biomecanicamente ela obedece a mesma lógica dos outros agachamentos, com os pés na largura dos ombros levemente lateralizados, abdômen contraído para estabilizar o tronco. O movimento sempre tem início na flexão do quadril e posteriormente dos joelhos, tentando ganhar o máximo de profundidade possível com os pés bem “plantados” no chão, joelhos na linha dos pés e coluna estabilizada com suas curvaturas fisiológicas.
Para os iniciantes, com pouca experiência nesse movimento, inicie com cargas leves, se preocupe primeiramente em executar perfeitamente para garantir uma boa execução e segurança.
Coach Murilo Kater.


ABOUT THE AUTHOR

Teco Martins