Preparando pra Tarefa (WOD)

Muito se discute sobre a elaboração de um programa de treino que entregue o desenvolvimento das capacidades físicas de forma equilibrada. Mas a discussão não é somente restrita aos aspectos gerais do programa, na maioria das vezes a tarefa do dia (WOD) não chega a corresponder nem metade da sessão de treinamento, portanto se torna extremamente necessário elaborar todas as etapas de estrutura de aula com coerência nas habilidades presentes no dia e com igual propósito de desenvolvimento.

O aprimoramento físico depende da construção de uma base sólida pautada em 3 capacidades físicas,

1ª Flexibilidade – mobilidade é fundamental para atingir as marcações básicas de cada movimento sem estressar músculos/tendões/componentes articulares.

2ª Coordenação – Aprender a se movimentar com o máximo de eficiência e economia de energia é fundamental para evitar quaisquer esforço desnecessário que posso tensionar/agredir nosso corpo inadequadamente.

3ª Resistência Muscular Localizada – O fortalecimento de cadeias musculares é exigência fundamental para garantir o controle da linha média do corpo.

Contudo, exercícios de mobilidade e fortalecimento, educativos para aprimorar habilidades não são apenas ferramentas para preparação da tarefa do dia, sua relevância é de igual proporção a parte principal do treino.


ABOUT THE AUTHOR

Teco Martins