Reflexão do Coach

BY 28 agosto 2016

Uma reflexão sobre a palestra “O que é Crossfit ?”
No início desse ano (2016) entendi que era necessário dedicar tempo para “informação” e discussões de “conteúdo”. Percebi que muitos alunos, apesar de estarem completamente adeptos ao nosso programa de condicionamento físico (Crossfit), pouco sabiam sobre Crossfit conceitualmente, e para tornar os treinos e seus comportamentos mais “conscientes” se tornou necessário disponibilizar textos, criar clínicas e palestras.
O interessante disso tudo é que sempre quando me preparo para falar sobre os conceitos do nosso programa acabo entrando em uma série de reflexões sobre conceito, trabalho, e minha carreira profissional. Digo isso porque a primeira vez que li o “Manual do Treinador Nível 1″ já era educador físico a 16 anos (2012) e tinha minha opinião e “valores” como ser humano e profissional bem definidos, e por um único motivo me interessei pelo “Crossfit” decidindo me “credenciar” ao programa: “CONCEITO”.
A “ideia” defendida nesse manual, que é a base de todo programa, me criou “simpatia” e passei a aceitar a possibilidade de carregar esse “label” (marca) não somente minhas ações profissionais, mas também como ferramenta para uma busca pessoal e filosófica : “Ser catalisador de mudanças na vida das pessoas “.
Uma vez credenciado, passei a respeitar conceitos básicos do programa como adaptar as tarefas para ser “INCLUSIVO”, planejar e programar treinos para desenvolver capacitação física e por consequência saúde. Me baseie, e reflito constantemente sobre os princípios que me geraram essa simpatia.
A “fundação” da CrossFit198 foi feita com o propósito de ser “Crossfit” em conceito, mas principalmente nas atitudes. Discutimos, refletimos e tomamos decisões baseados em um único valor: “Gerar mudanças positivas na vida dos membros de nossa Comunidade “. Essa perspectiva nos impulsiona a viver e se comportar em grupo, vivendo todas as propostas que nesse “box” são estabelecidas, porque nossas reflexões concluíram que precisamos viver em grupo, e principalmente com o grupo, para sermos também influenciado por essa “proposta”.
Essa semana eu (Coach Teco Martins) falei sobre “O que é Crossfit” na Crossfit MUD para alunos e convidados com o propósito de esclarecer, provocar reflexões individuais e “fortalecer” conceito. Fiquei muito feliz com o “engajamento” de todos e a seriedade, percepção e compreensão da nossa discussão. E, apesar de todo carinho e reconhecimento, gostaria de dizer para cada um que estava presente, ou que já ouviu essa palestra e participou dessas discussões, que esse exercício de comunicação é uma tarefa que criei para mim mesmo com a finalidade de lembrar qual o caminho é inclinações que decidi seguir.
Gostaria de agradecer a todos, que atenciosamente e carinhosamente, tornam a minha “empreitada” possível.
Obrigado, Teco Martins.


ABOUT THE AUTHOR

Teco Martins