Reflexões no Box

BY 25 janeiro 2017

Tenho refletido muito sobre o “Crossfit – Business”, tentando entender as principais características que tornam um “Box” um universo diferente de academias convencionais.

Algumas dessas características vinculadas ao treinamento geram um impacto físico – emocional que transforma e muda o comportamento das pessoas, criando e estabelecendo uma nova dinâmica de vida. E isso passa ser uma dessas pequenas peculiaridades existentes no “CrossFit”.

“Não é apenas um programa de treino … É um estilo de vida.”


Essas reflexões me trazem a percepção que o principal “segredo” de um Box de Crossfit são os relacionamentos lá estabelecidos. Apesar de existir um programa que vem sendo testado e comprovado por mais de 40 anos, são as conexões entre treinadores e seus alunos, e dos alunos entre si que torna esse ambiente tão especial e transformador.

Sendo assim, mesmo com tantos processos de treinamento, técnicas e outros aspectos tão criteriosos, em escala de importância a primeira e principal preocupação de um Box e seus treinadores é estabelecer relacionamento. 

Acolher, compreender e cuidar dos alunos é nossa principal função.


Quando penso e concluo tudo isso, inicio um ciclo de novas reflexões, baseadas no meu papel e comportamento dentro dessa comunidade. Uma delas é sobre a relação treinador – aluno.

Treinador

Eu tenho sido o mesmo treinador que fui nos primeiros treinos do meu aluno que hoje já está “veterano” em meu Box?

 Me coloco à disposição, acolho e estou atento no momento de seu treino?

Aluno

Tenho me comportado como costumava quando iniciante? 

Faço todas as etapas da aula criteriosamente, presto atenção e atendo as exigências do meu treinador?


Assim como qualquer outro relacionamento é preciso cuidar, um do outro e ser vigilante com o próprio comportamento.

Bom treino a todos!

Coach Teco Martins 


ABOUT THE AUTHOR

Teco Martins